quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Educação e novas tecnologias - Fundamentos Teóricos

Atualmente uma das palavras de ordem na Pedagogia é ressignificar/(re)significar. Diante da leitura e reflexão sobre o capítulo CIBERCULTURA: Alguns pontos para compreender a nossa época (LEMOS,2003), sugerido pela professora Salete, percebo que apesar da proximidade com o tema, muitos vocábulos específicos começam a me introduzir num processo de "alfabetização tecnológica". Passei a ressignificar o meu conhecimento e assim, comecei a me perceber nesta cibercultura 
"A sociedade da informação é marcada pela ubiquidade (onipresença, estar presente em diferentes lugares ao mesmo tempo) e pela instantaneidade, saídas da conectividade generalizada."(p.3)
(Fonte da Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura#mediaviewer/File:Cibercultura.jpg) 


Indico a leitura disponível no link e aproveito o espaço virtual para questionar: Quais outras significações são possíveis a partir desta leitura? Contribua!

Sugiro o vídeo "O que é Cibercultura?" sob o olhar deste mesmo autor, onde ele defende uma virtualização não na substituição de equipamentos mas na liberação de novas formas de leituras.

E dialogando sobre a tecnologia na Educação compartilho com você um referencial sugerido pela Profª Salete, que dentro outras contribuições versará sobre os nativos digitais.

VEEN, Win & VRAKKING, Ben. Homozzapiens: educando na era digital. (Tradução Vinícius Figueira). Porto Alegre: Artmed, 2009.

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário