sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Conhecer a prática

Se você trabalha com Educação Infantil, provavelmente conhece alguma experiência dessa cidade italiana em que a criança é protagonista de seu processo de conhecimento. Neste vídeo, você conhece alguns espaços da creche da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho. 





Reportagem da UNIVESP TV sobre a abordagem Reggio Emilia

Opa!
Aproveitem o link da reportagem da UNIVESP TV para conhecer um pouco sobre as Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália ! 


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Contexto Histórico - Mas afinal, Reggio Emilia?

 CONTEXTO HISTÓRICO

Após o término da Segunda Guerra, as mulheres de Villa Cella, cidade no nordeste da Itália, próxima a Reggio Emilia, decidiram erguer e administrar uma escola para os filhos, pois todas as da região haviam sido devastadas. Essa escola ficou universalmente conhecida pela abordagem pedagógica para a educação infantil. O pedagogo e educador de Régio-Itália, Loris Malaguzzi , foi o criador da ideia de Reggio Emília, sendo até hoje seu incentivador primordial. Foi este educador quem constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente planejados pelos professores, mas, surgem através das ideias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens. O ensinamento que sustenta todo esse princípio, é a Pedagogia da Escuta, que foi sistematizada pelo educador italiano. Esta abordagem de Reggio Emilia se vincula a tudo o que a linguagem visual pode apresentar. 
A capacidade criadora e a característica dos trabalhos desenvolvidos fizeram com que esta atitude típica de educar fosse avaliada, há dez anos, como a melhor do mundo pela revista norte-americana Newsweek. Este exemplo, serviu de fonte de apoio e inspiração para a Educação Infantil de países de contextos bem diferentes como Suécia e Senegal, Dinamarca e Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos,etc 


Referências:Carolyn Edwards, professora Universitária 

Autora: Amelia Hamze - Educadora 
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos